Câmpus de Araçatuba
diminuir fonte aumentar fonte
 
Faculdade de Medicina Veterinária

Strictu Sensu - Mestrado e Doutorado

Pós-Graduação em Ciência Animal

Informações  


O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP - Campus de Araçatuba destina-se aos profissionais graduados em cursos superiores, com perfil compatível com as áreas abrangidas pelo Programa: Áreas de Concentração em Fisiopatologia Médica e Cirúrgica (Mestrado e Doutorado), Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal (Mestrado e Doutorado).

O programa visa à formação generalista de médicos veterinários e de outros profissionais de áreas afins, inclusive de saúde pública, com o objetivo de formação de pesquisadores e de recursos humanos especializados, com base em princípios científicos atualizados. Este objetivo torna-se plenamente viável levando-se em consideração a característica multidisciplinar dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal, representada, sobretudo, pela forte integração entre suas áreas de conhecimento e também, por esse motivo, suas linhas de pesquisa são mais abrangentes.

O público interessado em ingressar no Programa é bastante diversificado e inclui: docentes de instituições de ensino superior - IES, pesquisadores de instituições públicas, docentes de ensino público estadual e municipal, centros municipais de controle de zoonoses e profissionais Médicos Veterinários e de outras áreas afins.

Os alunos selecionados e regularmente matriculados, nos níveis de Mestrado e Doutorado, após a conclusão das exigências regimentais e regulamentares, terão direito à obtenção do título de Mestre e Doutor em Ciência Animal, respectivamente.

 

Histórico do Programa

Os atos que autorizaram o funcionamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado foram, respectivamente, as Resoluções UNESP-18, de 18/03/2004 e UNESP 52, de 21/07/2009. O curso de mestrado teve seu reconhecimento, pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria Ministerial número 2.878 de 24 de agosto de 2005. O curso de Doutorado teve seu reconhecimento, pelo Ministério da Educação, através do Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 1º/6/2010, Seção 1, Pág.33.

Neste período, foram titulados pelo Programa, 79 alunos de Mestrado (2004-2009), oriundos das mais diversas regiões do país, conseqüentemente, contribuindo para o aumento dos recursos humanos de Universidades, Institutos de Pesquisas e profissionais autônomos na área de Medicina Veterinária.

O Curso de Doutorado está com sua quinta turma em andamento.

 

Objetivos

A formação de recursos humanos visando suprir a demanda do país por profissionais habilitados ao desenvolvimento de atividades de ensino e/ou pesquisas, tanto do setor público, como privado.

 

Conselho do Programa

Profa. Adj. Juliana Regina Peiró (Coordenadora)

Profa. Adj. Elisa Helena Giglio Ponsano (Vice-Coordenadora)

Prof. Adj. Marcelo Vasconcelos Meireles 

Profa. Adj. Mary Marcondes 

Discente: Leonardo Aparecido Teixeira Bentin

 

Contato

Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - UNESP
Seção Técnica de Graduação e Pós-Graduação - Prédio 37
Rua Clóvis Pestana, 793 - Jd. Dona Amélia - CEP: 16.050-680
Fone: (18) 3636-1488 e 3636-1443
E-mail: gradpos@fmva.unesp.br

 

Conceito CAPES | Área de Concentração | Créditos